Por:Tribo Skate
A pista de skate no Parque da Independência é
reivindicada há mais de 20 anos pelos skatistas locais e finalmente esse
sonho será concretizado. O skate por ali iniciou-se com a prática do
freestyle nos anos 70. A partir do fechamento de pistas como a Ultra,
Stones e Prestige, foi invadido pelo street e considerado um dos
melhores picos do Brasil, na segunda metade dos anos 80 e por todos os
anos 90, onde também os praticantes de skate na ladeira se aventuravam a
andar no asfalto áspero e cheio de pedras. Teve um momento de proibição
em meados dos anos 2000, até que a ladeira do parque foi recapeada em
2007, pela prefeitura, para um evento de slalom da Red Bull, tornando-a
um dos melhores picos do Brasil para essa prática.
Desde que o “Pico” (pista de skate improvisada em área ao próxima, na
Avenida Nazaré, onde eram utilizados os entulhos do próprio museu como
obstáculos, em meio a rampas de madeira) foi destruído, após ser muito
utilizado no fim dos anos 80, e com as constantes proibições do skate
dentro do parque, desde a época do prefeito Jânio Quadros (1988),
iniciou-se uma campanha anual para uma pista de skate no parque ou
próxima a ele. Luta de três gerações.
Uma nova área
Com a desapropriação de um terreno ao lado do parque pela prefeitura de
São Paulo, foi resolvido que nesse local seria construído um anexo e, em
2008, foi realizada uma consulta pública para a população indicar quais
benefícios deveriam ser construídos nessa nova área. A Associação dos
Skatistas do Ipiranga e a Associação dos Skatistas da Zona Sul
mobilizaram os skatistas a votar para que uma pista de skate fosse um
destes benefícios. A proposta ganhou com três vezes mais votos que o
item que ficou em segundo lugar, que foi a necessidade de banheiros.
Em 2010 a construção do anexo foi liberada pela prefeitura e voltou-se a
discutir o que seria implantado lá. O vereador do bairro, Domingos
Dissei, se propôs a levantar a quantia de R$ 1.500.000,00 para toda a
obra da construção do anexo; mas a pista de skate não estava contemplada
com parte dessa verba. Os skatistas do bairro, através da ASI e ASZS,
procuraram então o vereador Dalton Silvano, que se propôs a ajudar em
levantar a verba para a sua construção e o que mais for necessário para
que o sonho da pista se realize.
O projeto
O objetivo do desenho da pista é democratizar o uso do skate no parque,
pois apesar de o uso da ladeira estar liberada, a prática de street
continua proibida no resto da área e, através de muitas negociações pela
liberação desses espaços, novamente foi negociado e acordado com a
administração do Parque da Independência e com a Secretaria do Verde e
Meio Ambiente, o qual liberou dentro do terreno uma pequena área muito
sinuosa, completamente coberta por árvores e estabeleceu que a pista
seria para atender esses skatistas que utilizavam as escadarias, gaps,
bordas e ferros do parque para andar de skate.
O conceito do projeto, chamado pelos skatistas locais de “monumento
plaza” é baseado em escadarias, gaps, bordas e ferros, que são o que
está proibido. A maior parte dos componentes da pista se assemelha, em
forma e altura, com as escadarias, gaps, bordas e ferros utilizados na
área do parque. A inclusão da mini ramp no projeto é uma homenagem a
todas as “pistas” construídas no Ipiranga, que foram as inúmeras rampas
de madeira criadas em diversos locais no bairro por skatistas como
Alexandre Alemão, Toninho e Plínio Higuti. O projeto foi realizado pelos
skatistas locais no parque há duas décadas, como Fabio Cristiano, Noel
Oliveira, Tadeu Ferreira, entre outros, em conjunto com as arquitetas da
Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Fase burocrática
De acordo com as informações da Secretaria do Verde e Meio Ambiente,
atualmente o projeto está em fase de licitação e a previsão de início da
construção é o primeiro semestre de 2012.
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